Roteiro de 3 dias em Cusco (2009)

Dia 1 – Plaza de Armas / Catedral de Cusco / Jantar no La Vicentina

Chegamos mais para o fim da tarde, mas ainda deu para aproveitar um pouco a parte central da cidade. Foi aqui que o colonizador espanhol Francisco Pizarro declarou a conquista da então tão importante cidade.

A Plaza de Armas de Cusco, também conhecida como Plaza Mayor, é o coração histórico da cidade. É uma das mais impressionantes do país, repleta de história e rodeada por arquitetura colonial, além de ser decorada com estátuas e monumentos que contam parte da história de Cusco. Também é um ponto de referência importante e um local de encontro para moradores locais e visitantes. Nesse dia estava ocorrendo uma feira e aproveitamos para conhecermos as dezenas de barraquinhas vendendo centenas de produtos típicos do Peru.

Dos edifícios em volta da praça, visitamos a Catedral de Cusco, oficialmente chamada de “Catedral Basílica de la Virgen de la Asunción”. A construção da catedral começou em 1559, sobre as fundações de um antigo palácio inca, e levou quase 100 anos para ser concluída. Sua fachada é imponente, com três portais ornamentados esculpidos em pedra, cada um representando diferentes aspectos da fé e da história religiosa. O interior da catedral é igualmente impressionante, com altares dourados, obras de arte religiosa, afrescos e lindas esculturas. Devido a sua importância histórica, ela foi selecionada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983.

Jantamos em um pequeno restaurante chamado La Vicentina, no caminho para o hotel. Comida muito boa e em conta. Ótimo Lomo Salteado, o melhor da viagem.

Dia 2 – Pisac / Ollantaytambo / Chinchero / Jantar no Greens

Dia 3 – Museo de Sitio del Q’oricancha / Q’oricancha / Sacsaywaman / Q’enqo / Pukapukara / Tambomachay / Jantar no Chez Maggy