Machu Picchu é uma antiga cidade inca localizada nos Andes, no Peru, considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno. Construída no século XV, a cidade foi abandonada no século XVI e redescoberta em 1911 pelo explorador Hiram Bingham. Com suas impressionantes ruínas, Machu Picchu é um símbolo da engenharia e da arquitetura Inca. Envolta em mistério, continua a atrair milhões de visitantes, sendo um destino imperdível para quem deseja mergulhar na história do Peru. Caso esteja indo para Machu Picchu, confira aqui ótimos hotéis para sua estádia: 4*Sumaq Machu Picchu Hotel / 5*Sanctuary Lodge, A Belmond Hotel
Nossa viagem ao Peru – Roteiro de 3 dias em Lima (2009) / Roteiro de 3 dias em Cusco (2009) / Roteiro de 2 dias em Machu Picchu (2009) / Roteiro de 1 dia em Puno (2009)
Dia 1 – Fontes Águas Termais / Jantar no Índio Feliz
Chegamos a Águas Calientes de trem e fomos deixar nossas malas no hotel. Águas Calientes não tem nada de mais, é um povoado que está localizado nas proximidades de Machu Picchu e que vive desse turismo.
Fora Machu Picchu, a cidade é conhecida por suas águas termais naturais. Apesar de não termos entrado, pois estava chovendo, as fontes termais consistem em várias piscinas abastecidas por água mineral naturalmente aquecida pelas atividades geotérmicas da região. Fica para a próxima.
Jantamos no ótimo restaurante Índio Feliz. Comida sensacional. Como é um restaurante bastante popular, especialmente durante a alta temporada, é aconselhável fazer reservas com antecedência, especialmente se você planeja jantar em um horário de pico.
Dia 2 – Machu Picchu
Pegamos o primeiro ônibus saindo de Aguas Calientes, pois é importante chegar cedo para aproveitar ao máximo o seu dia. Muitos optam por ir a pé de Aguas Calientes, mas prepare-se, pois a subida é muito íngreme. Uma das vantagens de passar a noite em Aguas Calientes é que você pode chegar antes a Machu Picchu do que os turistas vindo de Cusco e região.
Como dica, não deixe para comprar tudo na hora: Machu Picchu: Entrada Oficial / Ingresso Oficial, Autocarro e Guia para Machu Picchu (Aguas Calientes) / Excursão de 1 dia em Grupo a Machu Picchu (Cusco)
Machu Picchu é uma antiga cidade inca construída no século XV no topo de uma montanha, a cerca de 2.430 metros acima do nível do mar. A cidade foi abandonada pelos incas no século XVI, durante a conquista espanhola, e permaneceu escondida dos espanhóis até sua redescoberta em 1911 pelo explorador Hiram Bingham. Visitar Machu Picchu é uma experiência inesquecível e uma oportunidade de explorar uma das maiores realizações arquitetônicas e culturais da civilização Inca.
Além de ser considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983 devido à sua importância histórica e arquitetônica. Machu Picchu também é conhecida por sua arquitetura impressionante, que inclui templos, terraços agrícolas, casas e sistemas de drenagem. Assim como outros templos e sítios arqueológicos no Peru, a precisão da construção e o encaixe das pedras sem o uso de argamassa são impressionantes.
Caso não vá de excursão, recomendamos contratar um guia local para sua visita a Machu Picchu, pois eles fornecem informações valiosas sobre a história e a cultura do local. Existem dezenas na entrada principal. Como dica, você pode procurar outras pessoas que falam a mesma língua que você e dividir o valor do guia, salvando assim muitos pesos.
Ainda hoje, a sua função histórica continua um mistério. Há quem acredite que a cidade foi fundada ao fim do império, como uma forma de preservar a cultura Inca. Outros acreditam que a cidade era um importante centro administrativo, religioso e político. Independente de sua função, Machu Picchu é um dos lugares mais incríveis do mundo. Tire centenas de fotos, pois você vai querer lembrar esse dia.