Puno é famosa por sua proximidade com o Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo. A cidade é ponto de partida para explorar as ilhas flutuantes dos Uros, comunidades indígenas que vivem em ilhas artificiais sobre o lago. Também conhecida como a “Capital Folclórica do Peru”, Puno é um centro cultural vibrante, com festas tradicionais, danças e música típica. Caso esteja indo para Puno, confira aqui ótimos hotéis para sua estádia: 3*Titicaca Origins Peru / 4*Titilaka by Andean
Nossa viagem ao Peru – Roteiro de 3 dias em Lima (2009) / Roteiro de 3 dias em Cusco (2009) / Roteiro de 2 dias em Machu Picchu (2009) / Roteiro de 1 dia em Puno (2009)
Dia 1 – Lago Titicaca / Ilhas Uros / Ilha de Taquile / Jantar no Inkafé
Era dia de visitar o tão famoso Lago Titicaca, razão pela qual fomos a Puno. O lago está localizado na fronteira entre o Peru e Bolívia e é o lago navegável mais alto do mundo, com uma altitude média de cerca de 3.810 metros acima do nível do mar. O lago também é famoso por suas numerosas ilhas, sendo que as excursões geralmente visitam as Ilhas Uros e a Ilha Taquile: Excursão de 1 dia às Ilhas Flutuantes de Uros e à Ilha Taquile
Nossa excursão começou pelas Ilhas Uros, um conjunto de ilhas artificiais habitadas pela comunidade indígena Uros, que construíram essas ilhas a partir da Totora, uma planta aquática encontrada no lago. As ilhas são feitas inteiramente de camadas de Totora, que são sobrepostas e ancoradas ao fundo do lago. Ao chegar as ilhas, os visitantes são recebidos de braços abertos pelos moradores, que literalmente te levam dento de suas casas.
A próxima parada foi a Ilha de Taquile, famosa por sua rica cultura e tradições, bem como por sua belas paisagens naturais. A ilha é habitada principalmente pela etnia Quechua, que mantém tradições ancestrais vivas, como a tecelagem e a confecção de roupas tradicionais, que são muito apreciadas e consideradas Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Depois de andar pela ilha um pouco, em torno de 45 minutos, foi servido um delicioso almoço em um pequeno restaurante na ilha. O cardápio foi truta, super fresca. Depois do almoço fomos liberado para andar pela ilha.
Jantamos no Inkafé, muito bem recomendado e com uma vista excelente do lago. Comemos a famosa (pelo menos no Peru) carne de Alpaca, que estava muito gostosa.